3 de março de 2008

Torrent, a maneira mais fácil de compartilhar

Postado por Samantha

Ao constatar o número de pessoas que, inacreditavelmente, ainda não sabem o que é BitTorrent (ou simplesmente Torrent), resolvi fazer esse post para explicar do que se trata esse nome estranho e de como utilizá-lo para o seu conforto, bem-estar, lazer e diversão.

Antes, porém, preciso reiterar que não sou nerd, não entendo bem a linguagem que eles usam e prefiro falar o nosso português simples, sem entrar em detalhes técnicos, o que torna tudo mais fácil, principalmente pra você, que veio aqui buscar respostas, não novas interrogações.

Você provavelmente utiliza, para baixar músicas e outras coisas, alguns programas como eMule e Shareaza. Eu, particularmente, uso o eMule, o qual considero excelente, principalmente para baixar arquivos pequenos. No entanto, para pegar filmes, seriados e semelhantes, o BitTorrent é bem mais eficiente.

Por quê? Porque nesse sistema os arquivos são quebrados em pedaços de 256Kb. Você não precisa fazer o download "na ordem" e pode receber o que está baixando de forma aleatória, um pedacinho do começo, outro do final. No eMule, é necessário entrar em uma fila de espera que pode conter milhares de usuários e provocar uma enorme demora no início da baixação. Além disso, a taxa de kbps nem sempre é satisfatória.

O BitTorrent, por outro lado, começa a baixar quase imediatamente e, pelo menos aqui, utiliza sempre a velocidade máxima de download. Minha conexão é de 450kbps, ou seja, eu posso baixar a até 60kbps, o que sempre ocorre. Então, para pegar um episódio de Lost, espero cerca de duas horas, levando em conta as oscilações. Se eu usasse a mulinha, possivelmente teria que esperar um dia inteiro.

Deu pra perceber que eu não entendo muito, mas também deu pra entender qual é o sistema mais vantajoso. Alguns programas já integraram o BitTorrent, como o Shareaza. O eMule, até onde sei, continua na mesma. Mas você deve estar se perguntando: "E aí? Por onde eu começo meu caso com esse Torrent?".

Você precisa apenas baixar um programa que gerencie esse protocolo (sim, o Torrent é um protocolo, só não me pergunte o que isso significa). Eu utilizo o BitComet e não tenho nenhuma reclamação a fazer. Ele é leve, prático, limpo e não possui spywares* ou adwares*. Eu utilizo a versão 0.73 e vou disponibilizá-la para download no RapidShare.

1. Clique aqui para baixar (apenas 3 MB). Se perdeu? Tá. Basta ir ao fim da página e clicar em Free. Em seguida, você verá uma pequena contagem de segundos. Espere e, depois, digite as letras escritas na caixa. Clique em Download.

2. Instale o programa. É muito fácil. E eu também não lembro mais os passos mesmo...

3. E agora, Juvenal? Cadê a busca? Não tem isso, amiguinho. Os arquivos estão indexados em sites. Existem milhares deles, mas eu indico dois: IsoHunt e Mininova.

4. Abrir o site no navegador é uma opção sua. Se preferir usar o programa, vá em Navegar (um botão enorme que está abaixo da barra de ferramentas), digite o endereço e pronto.

5. Após a busca, clique no arquivo que você deseja baixar e depois em "Download .torrent", mas preste atenção se o número de Seeds** e Leechers** é satisfatório.

Pronto. Agora é só felicidade!

* [Wikipédia] - Spyware consiste num programa automático que recolhe informações sobre o usuário e seus costumes online e as transmite a uma entidade externa na Internet, sem seu conhecimento ou consentimento. Adware é como um subgrupo dos spywares, mas estes são geralmente desenvolvidos por empresas e embutidos em programas de livre download (freeware), como Kazaa, com a autorização dos desenvolvedores.

** Seeds são pessoas com o arquivo completo que estão compartilhando no momento. Leechers são pessoas que estão baixando o arquivo.

Related Posts with Thumbnails

Melhor visualizado em Mozilla Firefox. Template by Dicas Blogger e Códigos Blog. Modificado por Samantha Ovídio.