Quem com ferro fere...
Há alguns dias, a imprensa brasileira tem dado atenção especial às barrações de turistas tupiniquins na Espanha. Por dia, cerca de dez deles são impedidos de entrar no país (em fevereiro, foram 450) e, segundo depoimentos, o tratamento desferido é subumano. Os viajantes são impedidos de se alimentar e fazer ligações telefônicas.
No último dia 5, dois jovens que iam para Lisboa participar de um congresso ficaram retidos em Madri, onde o vôo em que eles estavam fazia escala. Acredita-se que as medidas se devam ao grande número de mulheres que entram no país para se prostituir (mas será que eles não conseguem distinguir os tipos?!).
Hoje, dez pessoas, além dos dois jovens citados acima, foram deportadas de volta ao Brasil. Coincidência ou não, oito turistas espanhóis foram barrados em Salvador. A polícia do local alegou que estava apenas cumprindo determinações da justiça brasileira. Os turistas, que passariam 20 dias no Brasil, tinham pouquíssimo dinheiro e portavam cartões de crédito vencidos.
Parece que foi realmente para cumprir a justiça. Mas quem duvida que, em outros tempos, a polícia faria vista grossa para os delitos dos gringos? Eu não. E reitero: quem com ferro fere com ferro será ferido.
Comente!!
Postar um comentário