8 de março de 2008

Parabéns a todas as mulheres

Postado por Samantha

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Dia de nos dar os parabéns pelos feitos que alcançamos econômica, política e socialmente falando. Não ligo muito pra dias, mas não dá pra ignorar com todas as mídias e as pessoas ao seu redor martelando isso na sua cabeça. Resolvi, então, pesquisas o motivo dele. E achei bem digno.

No dia 8 de Março de 1857, em Nova York, empregadas de fábricas de indústria têxtil e vestuário fizeram uma greve reivindicando menor carga horária de trabalho, que até então era superior a 16 horas diárias, e um aumento de salário, que era cerca de um terço do que os homens recebiam. Elas foram trancadas na fábrica ao mesmo tempo em que se iniciou um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1903 foi criado o Women's Trade Union League, um sindicato que reivindicava melhores condições de trabalho. Em 1908, 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova York com o slogan "Pão e Rosas", simbolizando estabilidade econômica e qualidade de vida. Por fim, em 1910, em uma conferência na Dinamarca, foi decidido que o dia 8 de Março, em homenagem às 130 mortas em 1857, seria o Dia Internacional da Mulher.

Bom, pelo menos o dia se deve a uma causa justa, e não simplesmente porque, sei lá, uma mulher peidou em público pela primeira vez. Brincadeiras à parte, eu não sabia que o negócio era tão sério. Passei a dar mais valor.

Fonte: Portal da Família.

Related Posts with Thumbnails

Melhor visualizado em Mozilla Firefox. Template by Dicas Blogger e Códigos Blog. Modificado por Samantha Ovídio.