5 de março de 2008

Disputa acirrada entre os Democratas

Postado por Samantha

Entender as eleições americanas é um pouco complicado. Antes da eleição presidencial de fato, há uma seleção quase igual, mas entre políticos do mesmo partido, para decidir quem vai se candidatar. O engraçado é que, pelo menos entre os Republicanos, o segundo colocado nas prévias, Mike Huckabee, vai, muito provavelmente, se tornar o vice do vencedor, John McCain. Bem diferente do que acontece por aqui. No lado Democrata, a coisa está mais complicada. Barack Obama e Hillary Clinton disputam delegado a delegado quem concorrerá à Casa Branca.

Após vencer 11 prévias seguidas, Obama assumiu a liderança na corrida presidencial, contabilizando mais delegados que sua rival. Se Hillary perdesse as prévias de ontem, nos Estados de Ohio, Texas, Rhode Island e Vermont, possivelmente desistiria da disputa. Ela, no entanto, venceu nos três primeiros, deixando apenas Vermont para o senador de Illinois. Ele continua na frente, mas a ex-primeira dama ganhou novo fôlego e pretende acirrar ainda mais as primárias.

Obama, porém, não se abateu, pois acredita que, apesar das derrotas, seu discurso continua atingindo fortemente os eleitores e angariando cada vez mais votos. Tanto é que a vitória de Clinton no Texas foi apertada, ao contrário do que apontavam as pesquisas há cerca de dois meses. Os líderes Democratas, porém, não vêem com bons olhos esse cenário imprevisível, pois querem o mais rápido possível alguém que, desde já, comece a fazer sombra sobre o candidato Republicano, John McCain.

De acordo com algumas pesquisas que já vi, Obama tem mais chances de vencer McCain. Eu, sinceramente, não sei até onde acreditar em nenhum deles. Clinton, por exemplo, votou a favor da Guerra do Iraque e hoje se diz contra. Muito conveniente da parte dela. O Republicano, embora considerado mais liberal, é um Republicano, assim como Bush, então suponho que não valha nada. Pendo mais para Obama, que é jovem e, provavelmente, ainda conserva as ilusões de um mundo melhor que nós também temos. E um presidente negro seria um tapa na cara de muita gente imbecil.

Related Posts with Thumbnails

Melhor visualizado em Mozilla Firefox. Template by Dicas Blogger e Códigos Blog. Modificado por Samantha Ovídio.