20 de março de 2008

Curiosidades sobre a Semana Santa

Postado por Samantha

Todos nós sabemos que na Semana Santa os católicos comemoram a ressurreição de Jesus Cristo, que, após morrer, teve seu corpo e seu espírito reunificados por Deus. Mas por que dar ovos? Por que o coelho é o símbolo da páscoa? Por que o peixe é tão importante? Só agora que eu fui pesquisar para postar aqui é que fiquei sabendo disso tudo.

A Páscoa, além de ovos e coelhos, também é marcada pelos ramos do domingo de ramos, o lava-pés etc. etc. etc. Mas eu não vim aqui para numerar as coisas, e sim para explicá-las. Então vamos lá.

Ovo da páscoa: o costume de presentear as pessoas com ovos, que simbolizam o nascimento, surgiu na antigüidade, mais precisamente na época dos cristão primitivos da Mesopotâmia. Na época, eles eram manualmente ornamentados e considerados verdadeiras obras de arte. Porém, só passaram a ser comestíveis no século XX, quando surgiu o interesse de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo.

Coelhinho: o interesse que o coelho desperta, religiosamente falando, diz respeito à enorme fertilidade do animal, que reproduz com extrema facilidade, dando a idéia de vida abundante que se renova anualmente.

Os ramos: o Domingo de Ramos é o último domingo antes da Semana Santa. Foi o dia em que Jesus chegou a Jerusalém, pouco antes de sua morte, para comemorar a Páscoa Judaica. Na chegada, o povo o saudou agitando no ar ramos de palmeira e oliveira e gritando "Hosana (Salve) ao Filho de Davi".

Lava-pés: no dia da última ceia, quando Jesus instituiu a eucaristia (o pão e o vinho passaram a simbolizar seu corpo e seu sangue), Cristo lavou os pés de todos os seus discípulos para dar uma lição de humildade, solidariedade, simplicidade, igualdade, amor e serviço aos irmãos, que é justamente a mensagem da Páscoa.

Peixe: na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador". Por isso, a figura e a palavra peixe passaram a ser extremamente importantes na vida dos cristãos. Além disso, houve também a multiplicação de pão e peixes realizada por Jesus.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas, assim como esclareci as minhas sobre essa celebração que todo ano é comemorada por todos e nós mal sabemos o que as coisas simbolizam. =]

1 Comentário:

Robson Filho disse...

Eu sei também que essa tradição de ovos ornamentados vêm dos judeus e que, por conseguinte, foi passado aos cristãos!

muito boas as explicações!! Valeu Sassis, to adorando o blog!

Related Posts with Thumbnails

Melhor visualizado em Mozilla Firefox. Template by Dicas Blogger e Códigos Blog. Modificado por Samantha Ovídio.