28 de fevereiro de 2008

Correção de períneo acaba em histerectomia

Postado por Samantha

Eu já vi esquecerem gaze e até ferramentas cirúrgicas dentro de pacientes, mas nunca havia escutado (ou lido, no caso) nada parecido com o que narrarei agora.

Dorcelina Ferreira, 48 anos, de Aparecida de Goiânia, internou-se para fazer uma cirurgia de correção do períneo, um músculo da cavidade pélvica (entenda como quiser ou simplesmente clique aqui). Um simples músculo, minha gente! Ouvindo, parece simples, né? E realmente deve ser.

Acontece que Dorcelina, que recebeu anestesia, mas permaneceu consciente durante toda a operação, percebeu que estavam remexendo demais na região próxima ao seu estômago. Resolveu, então, perguntar, só por curiosidade, o que estava acontecendo. Foi aí que lhe informaram que haviam retirado seu útero!

A mulher já tinha dois filhos adultos (25 e 26 anos), mas fazia tratamento para ter mais um rebento com o segundo marido, com quem casou há sete anos. A coitada ficou toda triste. Também pudera! A pessoa se interna pra consertar um músculo e sai sem um órgão!

A suspeita inicial era de que o médico trocara os prontuários, pois no mesmo quarto onde estava Dorcelina havia uma senhora que faria a retirada do útero. A vítima do erro afirmou que, na sala de cirurgia, seu prontuário estava ao lado de sua cabeça, mas que, segundo ela, o médico nem chegou perto da prancheta e estava segurando outra série de informações.

"Acho que isso tudo é uma falta de respeito com os pacientes. Quem mexe com esse tipo de serviço devia prestar mais atenção", disse o atual marido da paciente, Gilberto Justos, que possui um sobrenome bem sugestivo.

A versão do médico

O médico Vanderlei Umbelino de Oliveira, ginecologista e diretor clínico da unidade de saúde do Hospital Garavelo, de Aparecida, garantiu que, após examinar Dorcelina, avisou à paciente que a correção do períneo não seria suficiente para cessar seus problemas de incontinência urinária e disfunção sexual e que precisaria realizar uma histerectomia (retirada do útero).

Ele disse ainda que o marido dela estava ciente do procedimento e que assinou o Termo de Consentimento Pós-Informado. Dr. Vanderlei afirmou que Dorcelina havia feito laqueadura anteriormente, ou seja, já era esterilizada e que, de qualquer forma, não poderia mais ter filhos, desejo o qual sequer revelou ao médico.

Em quem acreditar? Será que Dona Dorcelina e seu “Justos” marido querem se aproveitar da situação pra ganhar algum?! Ou será que o Dr. Vanderlei não passa de um médico desatencioso e carniceiro?! Não perca os próximos capítulos.

Related Posts with Thumbnails

Melhor visualizado em Mozilla Firefox. Template by Dicas Blogger e Códigos Blog. Modificado por Samantha Ovídio.