23 de dezembro de 2009

Origem dos nomes de algumas marcas famosas

Postado por Samantha

De onde será que surgiram nomes como McDonald's, Yahoo e eBay? Eu encontrei uma lista com essas curiosidades e resolvi traduzir as mais conhecidas dos brasileiros. Veja abaixo:

GOOGLE


Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, queriam um nome que representasse bem a quantidade de informações que a web contém. Chegaram, assim, ao nome atual da empresa, que deriva do termo matemático “googol” (o número 1 seguido por cem zeros).

YAHOO


O nome Yahoo é um acrônimo para “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”, mas seus criadores, Jerry Yang e David Filo, também gostam da atual definição do termo: rude, sem sofisticação, tosco.

LEGO



O nome foi criado em 1934 proveniente da frase dinamarquesa “leg godt”, que significa “jogue bem”. Mais tarde, o nome também passou a significar algo como “eu junto”, do latim – que é a perfeita descrição dessa empresa tão amada pelas crianças.

eBay


Pierre Omidyar, fundador do eBay, originalmente começou o site denominando-o AuctionWeb, que servia para listar, ver e dar lances nos produtos, mas, a partir de uma necessidade que sua esposa sentiu, iniciou-se um processo para criar um novo e melhorado site. Omidyar ia chamá-lo de EchoBay.com, mas como o nome já estava registrado, acabou virando somente eBay.com.

WALMART



Depois de fazer um tour pelo país a fim de se familiarizar com o mercado, Sam Walton criou, junto com sua esposa, o que viria a se tornar o fenômeno Walmart, em Rogers, Arkansas, em 1962. O nome foi inspirado no sobrenome do casal.


GAP



A Gap foi criada por Donald e Doris Fisher como parte do sonho de construir uma loja de roupas que abrisse caminho para a geração Gap. A loja tinha como público alvo os mais jovens, mas de um jeito clássico e casual. Don Fisher “não conseguia encontrar um jeans decente que coubesse nele, então em 1969 resolveu seu problema criando a Gap”.

McDONALD'S



A maior franquia de fast-food de hambúrguer do mundo foi fundada por Dick e Mac McDonald, em 1948. As únicas coisas originalmente servidas eram os clássicos hambúrguer e cheeseburger, algumas bebidas, batata frita e tortas. O preço inicial do hambúrguer? 15 centavos!

STARBUCKS



O nome Starbucks foi inspirado por uma passagem do livro Moby Dick, de Herman Melville. Originalmente, o café se chamava Starbucks Coffee, Tea and Spices, mas com o tempo mudou para Starbucks Coffee Company.

Traduzido e adaptado daqui.

2 Comentários:

Bel Hamdan disse...

Bem, só uma correção - o preço do hambúrguer do McDonalds no começo era 15¢, mas numa época em que as coisas custavam bem baratinho e o salário era algo em torno de 20~30 dólares (pode pesquisar aí)..

Unknown disse...

Lembre de uma também: ADIDAS, que foi criada por Adolph Dassler e é a junção de ADI 9apelido de Adolph) + DAS (de DASsler). Depois seu irmão, Rudolph, criou a PUMA...

Related Posts with Thumbnails

Melhor visualizado em Mozilla Firefox. Template by Dicas Blogger e Códigos Blog. Modificado por Samantha Ovídio.