26 de junho de 2009

Top 15 programas que marcaram minha infância

Postado por Samantha

Embora eu tenha crescido no interior e passado grande parte do meu tempo brincando na rua com meus vizinhos, andando de bicicleta, jogando bola e subindo em árvores, também tinha meu tempo de ficar em frente à TV. Lembrando hoje em dia, vejo como alguns programas me marcaram. Resolvi, então, fazer uma lista deles. E só pra reiterar: esses são os programas que me marcaram. Veja abaixo:

15. O Mundo de Beakman

Eu sempre adorei curiosidades (tanto é que hoje em dia assino a Mundo Estranho, que muitos consideram uma revista meio inútil), e O Mundo de Beakman era recheado delas. Eu amava todas as experiências que ele nos ensinava, e o melhor é que elas podiam ser repetidas em casa. O programa era muito dinâmico e divertido. Lembro bem de um experimento que mostrava como quebrar uma régua somente utilizando o peso de uma folha de papel e da demonstração de como funcionava o vômito. Eu assistia na TV Cultura, mas O Mundo de Beakman, com um total de 91 episódios, também já passou na Record e no Boomerang.

14. Glub Glub

Uma TV no fundo do mar que funcionava com a energia de um peixe-elétrico. Dois peixinhos assistiam aos desenhos enquanto conversavam sobre várias coisas que, ao fim do programa, traziam uma lição de moral. Eu assistia sempre, até porque acho que passava logo depois do Castelo Rá-Tim-Bum, e lembro muito bem dos peixinhos conversando e da abertura, mas vocês acreditam que, pelo menos por nome, eu não consegui lembrar de um desenho sequer? o.O Curiosidade: William Bonner e Fátima Bernardes fizeram uma participação especial interpretando os peixes. Eu não lembro disso. Procede?

13. Os Muppets

Os Muppets tiveram tantos seriados de TV que eu não sei qual eu assistia. Provavelmente era The Muppet Show (se eu estiver errada, me corrijam), mas o que importa é que eu adorava! Cheguei a assistir ao desenho também (Muppet Babies). Lembro bem de Caco e Miss Piggy. Tenho certeza que Os Muppets fizeram parte da infância de crianças de muitas gerações.

12. X-Tudo

Eu adoraaava o X-Tudo. A melhor parte era a de culinária. Sempre gostei de fazer umas receitas, sabe, embora não tivesse (e ainda não tenha) muito jeito pra coisa. O programa ainda mostrava algumas mágicas, ensinava experiências e, entre outras coisas, passava umas reportagens legais. Lembro bem de uma em que os dois pirralhos foram aprender a andar de patins no half pipe. Muito, muito bom!

11. TV Colosso

Minhas manhãs de férias não seriam as mesmas sem a TV Colosso. Priscilla, JF, Borges, Gilmar, Capachão e os outros me divertiam muito e me apresentaram alguns dos desenhos animados que eu mais amei, como Caverna do Dragão, Capitão Planeta e Perdido nas Estrelas. Esse ano, os personagens do programa deram as caras no Mais Você, para o aniversário do Louro José, e no Vídeo Show, falando de um DVD da TV Colosso, de uma peça de teatro e de uma novidade que estava por vir. Acredita-se que essa novidade seja o retorno do programa às manhãs da Globo, já que os custos seriam baixos, os bonecos estão bem conservados e, quando ia ao ar, o ibope era em média 12 pontos, o que deixava a emissora em primeiro lugar no horário.

10. Rá-Tim-Bum

Eu amava Rá-Tim-Bum porque ele não um só programa, eram vários. O quadro mais inesquecível pra mim é “Senta que lá vem a história”, mas Rá-Tim-Bum, assim como Castelo Rá-Tim-Bum, educava divertindo, por meio de quadros como Professor Tibúrcio (Marcelo Tas), Fada Dalila, Nina e outros.

9. Mundo da Lua

“Alô, alô. planeta Terra chamando, planeta Terra chamando. Essa é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva, falando diretamente do mundo da lua, onde tudo é possível”. Eu viajava com Lucas Silva e Silva, adorava Neusa conversando com o rádio, as confusões da família e a cumplicidade entre Lucas e seu avô. Muito bom!

8. Chaves / Chapolin

Resolvi colocar Chaves e Chapolin como um só porque quase sempre eu assistia aos dois juntos, os atores são os mesmos e eu quis economizar um espaço no Top. =P Eu amava Chaves e alguns episódios são inesquecíveis, como o que eles imaginam que estão dentro da casa de Dona Clotilde, a bruxa do 71. As aulas do Prof. Girafales também eram ótimas, com aquele momento clássico pelo qual todo mundo já passou, mas que nas aulas a vítima sempre era Chaves falando Prof. Lingüiça. Eu também adorava os episódios que se passavam no outro pátio e do lado de fora, quando eles iam vender limonada. Já Chapolin Colorado marcou a todos com o clássico “E agora, quem poderá nos ajudar?”, “Eu, o Chapolin Colorado!” seguido por alguma trapalhada. Lembro bem do episódio em que ele vai recuperar um selo super valioso e fica bem pequenininho. E achava ótimo quando eles quebravam as cadeiras e aparecia o branco do isopor. Quase amadores. Hehehe!

7. Cocoricó

“O Júlio na gaita e a bicharada no vocal, cantando um rock rural, Cocoricó, rock rural, Cocoricó, Cocoricó”! Era muito bom assistir, entre os ótimos desenhos, as peripécias de Júlio e dos bichos da fazenda de seus avós. Melhor ainda é saber que as crianças de hoje em dia ainda gostam do programa! Tiro isso por meus sobrinhos.

6. TV Cruj (Disney Club)

Dá o play, macaco! Quem não lembra desse bordão? Pois é, a TV Cruj (Comitê Revolucionário Ultra-Jovem) marcou muita gente. Eu adorava os apresentadores, os desenhos da Disney, as confusões... E melhor: passava logo antes de Chiquititas. Combinação perfeita. Cruj, Cruj, Cruj, tchau!

5. Caça Talentos

Angélica foi mais presente na minha infância do que Xuxa, principalmente por causa da série-novela Caça Talentos, que passava no programa Angel Mix. As trapalhadas de Margarida e Violeta, da Fada Bela e de todos da Caça Talentos conquistaram o Brasil. Lembro que uma vez estava num carnaval e Eduardo Galvão, que interpretava Artur, era convidado de alguma banda. Eu fiquei rouca de tanto gritar “Artuuuuuur” e ele nem nem pra mim. Hahaha! A série-novela fez tanto sucesso que seu ibope teve uma média de 33 pontos, índice que hoje em dia a Globo considera ótimo para uma novela das sete.

4. Chiquititas

Que época boa da minha vida! Eu amava Chiquititas. Vivi, Mili, Mosca, Pata, Júlio, Thiago, Tati, Bia... Nossa! Eu tinha CDs e revistas, sabia todas as músicas e coreografias, a hora do programa era sagrada pra mim. Eu não perdia um! Mas acho que assisti só os dois primeiros anos. Quando os personagens originais foram saindo, eu me desanimei, mas nunca os esqueci. Chiquititas me marcou muito.

3. Punky - A levada da breca

Quando eu era criança, estudava pela manhã, e todos os dias, quando chegava em casa, almoçava assistindo Punky. A série foi filmada de 84 a 88 e fez grande sucesso nos Estados Unidos. No Brasil, foi exibida pelo SBT, repetindo o sucesso. Não vou dizer que tenho lembranças nítidas de muitos episódios, porque só assisti até os oito anos, quando me mudei para Natal, passei a estudar à tarde e minha rotina foi totalmente modificada, mas me marcou mais do que programas dos quais me lembro bem e fiz questão de colocá-lo em um dos primeiros lugares.

2. Power Rangers 

Power Rangers era um programa meio tosco e com efeitos especiais de dar vergonha, mas todas as crianças amavam, inclusive eu, e os Rangers fizeram um sucesso estrondoso. Todos queriam ter os bonecos e as fantasias e cada um encarnava seu personagem favorito na hora das brincadeiras. Eu era Trini, a amarela (Tigre Dente-de-Sabre!). Todas as outras meninas que eu conhecia escolhiam Kimberly porque ela era rosa. Hahaha! Até pensei em fazer ginástica olímpica para aprender a dar aquelas piruetas, mas não levei a idéia adiante. O programa ainda é feito hoje, e nem de longe faz o sucesso que um dia fez. Mas, na cabeça de quem assistiu às primeiras temporadas, a Alameda dos Anjos, Zordon, Alfa-5, Rita Repulsa, Lord Zedd e todos os primeiros Rangers serão inesquecíveis. É hora de morfar!

1. Castelo Rá-Tim-Bum
Os primeiros bruxos que eu amei foram os do Castelo Rá-Tim-Bum. Esse é o exemplo perfeito de programa infantil. Além de ser super divertido e de despertar o imaginário, educa, e de forma também divertida. O ratinho ensina a jogar lixo no lixo, a escovar os dentes, tomar banho, reciclar, os passarinhos nos apresentam instrumentos musicais, o gato pintado incentiva o hábito da leitura, o Telekid (Marcelo Tas!!!) responde a todos os porquês de Zequinha... E ainda havia, além dos protagonistas, todos os outros personagens inesquecíveis do programa: os monstros Mau e Godofredo, a cobra Celeste, o porteiro, o relógio, Etevaldo, Dr. Abobrinha, Penélope, a caipora... Não pensei duas vezes ao eleger Castelo Rá-Tim-Bum o primeiro lugar do meu Top.

Quem não assistia a TV Cultura vai ficar meio perdido, mas tudo bem. Com certeza esqueci algum programa, mas minha memória, apesar de boa, não é perfeita. =P E quanto a você? Quais os programas infantis que mais marcaram a sua infância?

29 Comentários:

Luciana disse...

"A melhor parte era a de culinária. Sempre gostei de fazer umas receitas, sabe, embora não tivesse (e ainda não tenha) muito jeito pra coisa." Até parece!

TV Colosso e Caça Talentos eram muito bons mesmo, e Perdido nas Estrelas o melhor desenho que já inventaram.

Herzão disse...

nostalgia batendo forte aqui...
só não me lembrei do caça talentos, mas os outros todos fizeram parte da minha infância.

gostaria de saber se posso indicar essa postagem nos meus links da semana...

aguardo resposta! :D

www.lafirmalol.com

ótima postagem!
ta de parabéns!
abraço!

Caro Watson disse...

otima postagem sam!!!
eskeceu de confissôes de adolescente com a debora secco!!
Vai ver naum era do seu tempo!! nossa q frase de velho hauhauha
bjs parabens

Carol Mezzaroba disse...

Sempre leio seu blog!
E hoje me inspirei em comentar, pois esses programas REALMENTE marcaram minha infância! Eram ótimos!
Bem lembrado no post acima:confissões de adolescente também era muito bom!
Beijos e continue postando!

Gabriel disse...

o melhor é o Beakman com certeza!
Super Lester!

Jullyana Albuquerque disse...

Caraca, quando li o nome do post pensei que fosse mais uma lista dos anos 80, e tal. Mas ela se encaixa quase perfeitamente em mim! Tirando caça talentos, não gostava da Angélica até Bambuluá

Silas disse...

Hehehehe
Concordo
Detalhe, Jussara Marques, a Maluca de TV Cruj, foi tbm a dubladora da Punky
xP

Marcelo disse...

ooOO pezzzxx, voltei ao passadoo! pow vc fez me lembrar das zueiras de guri.

diego disse...

caraca me emocionei agr olhando isso, tudo isso era minha rotina de guri, mais até hj ainda assisto os q passam, perfeitos =)

Welder disse...

Faltou chaves e bananas de pijamas!!!

Samantha disse...

Welder, não faltou Chaves não... Ele tá na lista. E eu não assistia muito Bananas de Pijama.

Caso Watson, não lembro de jeito nenhum desse Confissões de Adolescente. o.O

Queli Pazeto disse...

Assisti todoooss !!

Muito bommm !!

jpfox8 disse...

Ótimo post!!
Boas lembranças!!!
Alguns destes programas eu não lembro. Você não assistiu o Jaspion??? Era legal!!!!

Até mais...

Wlademir disse...

muito bom...
me fez voltar no tempo..

só faltou os clássicos como
Rei babaar e Doug ( q tbm eram da tv cultura)

parabns...

Samantha disse...

Wlademir, esse top é de programas, não de desenhos. Doug com certeza é um dos meus desenhos favoritos. =D

Laís Helena... disse...

Nossa,casou perfeitamente com a minha infância!
Nossa,que momento nostalgia agora!
As crianças de hoje em dia não tem a metade da "sorte televisiva" que nós tínhamos...

Zarolho disse...

todos realmente são uma grande lembraça... só chiquititas e punky q eu n gostava... do resto eu via todos os dias...
flw e ótimo post

Léo disse...

Vila Sesamo

Pablo disse...

ÓTIMA A LISTA, concordo com quase todos.


só faria uma única alteração:

tirava tv cruj e colocava carrossel e/ou cavaleiros do zodíaco.

nossa,as histórias de cirillo, maria joquina, jaime palillo, daniel, professora helena, paulo, etc. marcaram demais.

ainda acho que carrossel dá de 10 a zero em chiquititas

GM disse...

Aquele cara todo de preto com umas mascara tipo zorro e um chpéu do programa RA-TIM-BUM não é o rodolfo da dupla E.T e Rodolfo?

Rato disse...

Só vou discordar de Power Rangers. Acabou com os originais japoneses ( Jaspion e Changeman, principalmente )...


Como é um post feminino, se a lista fosse minha eu tiraria Chiquitas e colocaria Cavaleiros do Zodíaco.

E tiraria a TV Cruj. Ultra-jovem nada, eu adorava mesmo era o Cine Trash da Band, nas tardes.

Mariana disse...

Caramba, que saudades desses programas. Cresci vendo todos eles também e esse post me trouxe a maior nostalgia! Que vontade de poder sentar na frente da TV para ver um desses programas. Gostava especialemtne dos programas da TV Cultura. É o tipo de programação que você não precisa selecionar muito pois as informações que são passadas são sempre de boa qualidade. Os outros programas também tem um fundo educativo, mas nada comparados aos da Cultura! E por falar em Castelo Rá-Tim-Bum, crescer vendo o Marcelo Tas é algo infinitamente interessante pois ele é um formador de boas opiniões.

Samantha disse...

Pablo, eu sabia que ia esquecer algum: Carrossel! =/

GM, não sei dizer.

Rato, eu nunca assisti a Jaspion nem Changeman, então não posso falar nada a respeito... Nem sobre esse Cine Trash.

E nunca vi nada de Cavaleiros do Zodíaco também. =P

Katia disse...

Poxa! só eu aqui a assistia "Anos Incriveis"!! era maravilhoso!

Mila_Dark_Angel disse...

Nostalgia total com ctz xD


________________-

Aproveitando pra divulgar mais um de meus videos

http://www.youtube.com/watch?v=DTB_ZBB_iIQ


www.bleester.com

assista e comente pliz ;)

Robson Saldanha disse...

O mundo de Beakman era muuuuuuuuuuuito bom. Glub Glub e os Muppets era excelente e X-tudo eu adorava as receitas, sempre TENTAVA fazer... ahhaha

Não tinha coisa melhor do que vê TV Colosso pela manhã, tomando vitamina e depois ver o Rá-Ti-Bum que era o meu programaaa... Tooooooooooodos são excelenteeeess... mas botaria caça-talentos em primeiro numa lista MINHA... hahaaha

bjo

BlaBlaBla disse...

Sinceramente, deu uma nostalgia ver tudo isso ! Sinto saudades do tempo em que ver televisão era divertido e que traziam lições aplicáveis em nossa vida ! Muito bom rever toda essa lista de seus programas preferidos que coincidentemente, ou não, são os meus tb ! O mundo de Beackman então ! Ai ai ! Amei o post, assim como amo todos os outros ! =**

Hefestos disse...

Sua lista ficou fantástica, só discordo da ordem, que para mim seria completamente diferente. Cocoricó eu nunca vi. Outros programas inesquecíveis para quem viveu a infância no final dos anos 80 e durante a década de 90 são Confissões de adolescente, Carrossel, Escolinha do Professor Raimundo, Jaspion e Jiraiya.

Daniele disse...

só uma correção.. o nome da empregada do Mundo da Lua..era é a ROSA..e o que o Lucas dizia ao gravar no diário dele 9gravador) era... ... "diretamente do mundo da lua, onde TUDO PODE ACONTECER...".. até esses tempos ainda passa acho que 12:00...

Related Posts with Thumbnails

Melhor visualizado em Mozilla Firefox. Template by Dicas Blogger e Códigos Blog. Modificado por Samantha Ovídio.