11 de maio de 2009

Os labirintos mais fascinantes do mundo

Postado por Samantha

Quem nunca quis entrar em um labirinto? Eu sempre os achei fascinantes, e sempre tive a certeza de que conseguiria me orientar perfeitamente dentro de um. Até o dia em que eu fui a um minúsculo e me perdi, mas enfim. Fuçando por aí, encontrei uma lista com os labirintos mais legais do mundo. Veja:

1. Labirinto de Longleat (Reino Unido)


Feito com mais de 16.000 teixos ingleses, o espetacular labirinto de cerca viva de Longleat - o mais longo do mundo - foi feito em 1975 pelo designer Greg Bright. O labirinto cobre uma área de 0,6 hectares com um comprimento total de 2,72km. Diferente dos convencionais, ele é tridimensional de verdade, com seis pontes de madeira oferecendo tentadoras olhadelas ao centro do labirinto, que possui uma torre de observação para facilitar que as pessoas o encontrem.

2. Labirinto Reignac-sur-Indre (França)


Em 1996, o ano em que esse labirinto - o maior do mundo - foi criado em Reignac-sur-Indre, Touraine, 85.000 visitantes vieram para admirá-lo e para se perder no meio da sua expansão de 4 hectares. A cada ano, girassóis nascem dentro do labirinto durante o verão, são colhidos no outono e então, no ano seguinte, reaparecem sob outra forma, graças a bem sucedida técnica de semeadura.

3. Labirinto York, um tributo a Star Trek (Reino Unido)


Contendo 1,5 milhão de plantas inidividuais, este labirinto - bem perto de York - cobre 13 hectares e foi desenhado usando tecnologia de satélite, o que significa que os cortes podiam ser feitos com uma precisão enorme. O York foi criado por Tom Pearcy como um tributo aos 40 anos de aniversário de Star Trek.

4. Labirinto Ashcombe (Austrália)


Este labirinto é o mais antigo da Austrália e o mais famoso e tradicional feito com cerca viva, localizado em Shoreham, no leste da Península Mornington. Medindo três metros de altura por dois de largura, o jardim também gaba-se por ser o mais antigo labirinto de rosas. São 217 variedades que florescem em 1.200 arbustos.

5. Labirinto Pineapple Garden (Havaí)


O Pineapple Garden oferece quase 5km de trilha em 1,21 hectare. Em vez da tradicional cerca viva, ele é feito com 14.000 exuberantes plantas havaianas, incluindo hibiscus, cróton, ginseng, abacaxi e helicônia. Ele fica na Baía Waimea, na Dole Plantation, Havaí.

6. Labirinto Snake (Reino Unido)


Michael Blee, 62, gastou vários meses criando este labirinto de 2 hectares na Fazenda Gore, em Upchurch, perto de Rochester, Kent. Suas cercas tem uma altura de quase 3m. Este é o décimo e mais complicado lasbirinto que o Sr. Blee já fez. Ele espera que seu brinquedinho gigante entre para o Guinness.

7. Il Labirinto (Itália)


Criado no começo dos anos 1700, na cidade de Stra, perto de Veneza, Il Labirinto é tido com um dos mais complicados do mundo. A lenda diz que Napoleão se perdeu lá por volta de 1807.

8. Labirinto Peace (Irlanda)


Este labirinto irlandês foi aberto oficialmente em 2001. Cobre uma área de 11.000m² e possui uma trilha de mais de 3km. A cerca é feita de 6000 teixos, e muitos dos quais foram plantados durante dezembro de 2000 por pessoas de todo o mundo que foram ao norte da Irlanda.

9. Labirinto Hampton Court (Reino Unido)


O Labirinto em Hampton Court, o palácio real em Thames, oeste de Londres, é provavelmente o mais famoso do Reino Unido. Plantado como parte dos jardins feitos para William III entre 1689 e 1695, por George London e Henry Wise, ele cobre uma área de 1350m² com uma trilha de mais de 800m. Ele foi retratado com bastante humor no romance "Três Garotos num Barco", de Jerome K. Jerome. O labirinto continua atraindo centenas de milhares de visitantes todos os anos.

10. O Mega Labirinto de Davis (Estados Unidos)


Este labirinto em Sterling, Massachusetts, tem sido uma atração bastante popular desde 1998. A Fazenda Davis, que pertence a uma família de sete gerações, possui este labirinto único que muda completamente de ano para ano. Planejado pelo construtor de labirintos Adrian Fisher, o Mega Labirinto precisa de mais de 1.280 horas de trabalho para ser recriado todo ano.

7 Comentários:

Robson Saldanha disse...

Samantha, eu seeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeempre quis entrar num labirinto! Tem algum aqui pelo Brasil? Pesquisa aê!

06 disse...

Tb sou fascinado por labirintos... deve haver uma história legal por trás do primeiro criado... ainda vou pesquisar sobre isso. Ah, excelente blog, parabéns, vou voltar! :)

Cab disse...

Faltou o do filme do iluminado! Nunca tive tanto medo na minha vida em um filme! huahuauha =P

Já sobre o post, o 10º parece ser o mais complicado de longe. E o cara foi inteligente o suficiente a ponto de mudar o labirinto todo ano para atrair as pessoas que já se deram bem nele e são viciadas em labirintos. =D

Karoline Albuquerque disse...

Muito legal! Sempre tive vontade de entrar num labirinto, mas como uma vez, quando eu tinha meus 8 anos, eu entrei no labirinto do parquinho e me perdi, desisti de enfrentar os grande =D

Adorei o blog, vou voltar mais vezes =D

;*

Unknown disse...

tem alguma coisa errada com o ultimo labirinto... 12800 horas eh mais q um ano!

Samantha disse...

Renan, fui conferir no site de onde traduzi e tem 12800 mesmo, mas acho que erraram. Eu não pensei em fazer as contas na hora. O certo deve ser 1280, que dá pouco mais de 53 dias e já é tempo suficiente, né? =P

Valeu pelo toque.

DECO disse...

Olá,
Estava pesquisando sobre labirintos para fazer um post e me deparei com seu blog, desisti de fazer o post.
Muito boa sua matéria sobre labirintos, sou facinado por eles tbém.
Parabéns,
Sorte,
paz...

Related Posts with Thumbnails

Melhor visualizado em Mozilla Firefox. Template by Dicas Blogger e Códigos Blog. Modificado por Samantha Ovídio.