23 de abril de 2009

As previsões que "De Volta para o Futuro 2" errou

Postado por Samantha

Pablo Villaça indicou esse post no Twitter e eu resolvi traduzir. O título do post é auto-explicativo. E é interessante ler, principalmente para ver como as cabeças dos anos 80 achavam que ia ser o início do século 21. Quando eu assisti ao filme pela primeira vez, devia ser 1995 ou algo assim. 2015 parecia tão distante. Agora é estranho saber que está tão perto. Confira:

1. Hoverboards: Lembra daquele skate flutuante que o McFly usava no futuro? Pois é. Ainda não existe tecnologia capaz de fazer isso. E, se nos próximos anos descobrirem algo que viabilize o skate, em 2015 nós ainda não poderemos desfrutar do brinquedo.


2. Rainha Diana: No jornal USA Today que aparece no filme, há duas menções para a Princesa Diana com o título de Rainha. O problema é que Lady Di morreu em 1997, em um acidente de carro, quando já estava separada do Príncipe Charles. Além disso, mesmo que ela estivesse viva e casada, possivelmente a Rainha Elizabeth ainda estará viva em 2015, quando completará 89 anos.


3. Cabines telefônicas: “De Volta para o Futuro 2” não previu a explosão dos telefones celulares. A família McFly só utiliza o telefone residencial, e em certo momento do filme Marty Jr. aparece em uma cabine telefônica. As mentes por trás do filme não tinham nem idéia de que no futuro nós teríamos telefones pessoais, móveis, que estariam permanentemente conosco. Cabines telefônicas estão praticamente extintas.


4. Descompactador de comida: Ficção científica sempre foi meio obcecada por comida compacta, seja ela em pílulas, suplementos estranhos ou, como nesse caso, comidas bem pequenininhas que entram em uma máquina e, pimba!, são descompactadas, voltando ao tamanho normal. Na vida real, isso não está nem perto de acontecer. E eu acho impossível que aconteça um dia.


5. Todas as informações nas impressões digitais: No filme, Biff paga um taxi apenas pressionando sua impressão digital sobre uma máquina, como se existisse um sistema unificado que a reconhecesse e depositasse automaticamente o dinheiro dele na conta do taxista, e a polícia leva a jovem Jennifer para sua casa (do futuro) usando a sua impressão digital.


6. Discos a laser: Quando Marty e o doutor jogam o corpo de Jennifer em um beco, eles o fazem sobre várias pilhas de discos a laser e alguns poucos CDs. Não fica claro se são discos jogados fora ou se estão preparados para ser enviados por correio. O que está claro é que hoje nem existe mais disco, e em 2015 até mesmo os CDs se tornarão obsoletos. O negócio agora é MP3. Até mesmo os filmes em DVD, com a TV Digital, TiVo e tudo o mais, poderão deixar de existir.


7. O Cubs ganha o campeonato mundial: O Chicago Cubs é um time profissional de baseball que ganhou a Liga Nacional pela última vez em 1945. Obviamente, não há mais tempo pra que eles dêem uma reviravolta e ganhem o campeonato mundial em 2015. Além disso, alguém menciona no filme que estão pagando 100 pra 1 a quem apostar no Cubs, e justamente por causa do filme muitas pessoas começaram a apostar no time, o que fez a proporção cair para 4 pra 1.


8. Pessoas se exercitando enquanto comem: Enquanto Marty está no Cafe ‘80s, algumas pessoas comem e se exercitam simultaneamente. Nos anos 80 elas realmente gostavam de se exercitar, mas dos anos 2000 pra cá, as pessoas não se sentam para comer, as pessoas ficam sentadas o tempo todo e aproveitam para comer.


9. A indústria de jornais: No filme, eles imaginaram que nós não receberíamos os jornais da mesma forma que recebíamos antes, mas ainda assim nos viram lendo jornais. E é aí que mora o problema. Com a direção que a indústria de jornais está tomando e com as pessoas cada vez mais inclinadas a buscar notícias em outras fontes, as chances de que ainda existam grandes jornais em 2015 estão cada vez menores.


10. Roupas: Pois é. Em 2015 nossas roupas não vão ser brilhosas, cheias de neon, não vão se lavar sozinhas, as mangas das jaquetas não vão auto-encolher para nos caber direito, os nossos sapatos não vão se amarrar sozinhos e homens de negócios não vão usar duas gravatas. Erro feio.


11. Carros voadores por toda parte: Já existem protótipos de carros voadores, mas nós não estamos nem perto de alcançar a época em que eles estarão em todos os lugares.


Mas "De Volta para o Futuro 2" também acertou algumas coisas! Aguarde e verás.

Related Posts with Thumbnails

Melhor visualizado em Mozilla Firefox. Template by Dicas Blogger e Códigos Blog. Modificado por Samantha Ovídio.