Pernas novas
Radi Kaiof, 41 anos, viveu paralisado sobre uma cadeira de rodas por 20 anos. Agora, graças a um sistema eletrônico acoplado às suas pernas que o impulsiona para a frente, ele pode andar de novo sem o auxílio da cadeira de rodas. Kaiof se feriu quando servia ao exército israelense em 1988. "Eu nunca sonhei que andaria de novo. Depois que eu fui ferido, esqueci como era. Só quando eu fiquei em pé percebi o quão alto sou", disse o ex-militar.
O equipamento, denominad ReWalk, foi criado pelo engenheiro Amit Goffer, fundador da Argo Medical Technologies, uma pequena companhia High Tech israelense. O próprio Goffer ficou paraplégico depois de um acidente em 1997, mas não pode usar sua própria invenção porque não tem controle total sobre os braços.
O sistema inclui um suporte de pernas motorizado, sensores de corpo e um pacote contendo uma caixa de controle computadorizado e baterias recarregáveis. O usuário escolhe as opções: ficar em pé, sentar, andar, descer ou subir, aí é só ativar os sensores do corpo e as pernas entram em movimento.
O ReWalk ainda está em testes em um centro médico de Tel Aviv. Talvez comece a ser comercializado em 2010 pelo preço de $10.000.
Comente!!
Postar um comentário