1 de março de 2008

Os furacões fêmeas

Postado por Samantha

Acabo de me deparar com a notícia de que um furacão chamado Emma causou destruição e matou quatro pessoas na Áustria. Mas eu não quero falar sobre as mortes e a tragédia. O que me veio à cabeça foi uma pergunta que, aposto, é recorrente na cabeça de muita gente: por que todo furacão tem nome de mulher?

O Milliways ainda não virou a Mundo Estranho, mas eu vou postar a resposta mesmo assim. E vocês sabem como é fácil achá-la desde que o Google entrou em nossas vidas. O que descobri até que me surpreendeu, já que nem todos os furacões têm nomes femininos.

Existem também ciclones, digamos, masculinos. Quem os nomeia é a Organização Meteorológica Mundial e as designações são dadas no idioma de onde o tufão se localiza. Portanto, no Atlântico Norte elas podem ser em inglês, espanhol e francês, por exemplo.

Todo ano, são escolhidos nomes para cada letra do alfabeto que se alternam em masculino e feminino. As letras Q, U, X, Y e Z não são usadas por serem muito pouco comuns. Sobram, então, 21 letras. No caso desse número ser ultrapassado, membros da Organização recorrem ao alfabeto grego (Alfa, Beta, Gama etc.).

As listas de nomes são utilizadas em rotação. A de 2004, por exemplo, será reutilizada em 2010 e assim por diante. Designações de furacões muito destruidores são apagadas a pedido dos locais atingidos.

Eu confio nessa informação, afinal, todos os sites que olhei diziam a mesma coisa. Mas não deixo de achar tudo muito esquisito, uma vez que jamais ouvi algo como “Furacão Humberto causa destruição”. Tô certa ou tô errada?

Enfim. Espero ter ajudado os curiosos que chegam aqui no Milliways procurando essa resposta.

Related Posts with Thumbnails

Melhor visualizado em Mozilla Firefox. Template by Dicas Blogger e Códigos Blog. Modificado por Samantha Ovídio.