1. Nosso corpo é capaz de produzir aspirina
Comer frutas e vegetais pode ajudar o corpo humano a produzir sua própria aspirina. Descobertas do Jornal de Agricultura e Química do Alimento indicam que participantes do estudo que receberam ácido benzóico, uma substância natural de frutas e vegetais, podiam produzir seu próprio ácido salicílico, o componente chave que dá à aspirina suas propriedades antiinflamatórias e de alívio de dor.
2. Tirar um cochilo no trabalho é bom para seu chefe
Um cochilo de 20 minutos pode ser estimulante, melhorando sua atenção e seu humor e aumentando a produtividade. William Anthony, co-autor de "A Arte de Cochilar no Trabalho" (Larson Publications, 1999), diz que a excitação pós-cochilo pode durar por horas. Seu coração também pode ser beneficiado com a soneca. Em um estudo de seis anos com adultos gregos, pesquisadores descobriram que os homens que cochilavam pelo menos três vezes por semanas tinham 37% menos risco de desenvolver problemas cardíacos.
3. Ejaculação pode fazer o homem espirrar
Algums homens sentem dor de cabeça e espirram após a ejaculação. O aumento de atividade no sistema nervoso durante o orgasmo pode ser a causa das dores de cabeça. Uma possível explicação para o espirro é que o cérebro, o centro do orgasmo, fica perto das áreas que controlam o ato de bocejar e de espirrar.
4. Cada pessoa tem uma língua única
Assim como as impressões digitais, a língua também apresenta informações através de formas geométricas e texturas fisiológicas únicas que são potencialmente úteis em um processo de identificação.
5. A pele é uma mistura de tons
Todos nós éramos negros. A pele branca foi o resultado do afastamento dos homens da linha do equador. Todas as peles, sem coloração, aparentariam um branco cremoso. As veias mais superficiais dão um tom avermelhado, e pigmentos amarelos também colorem a pele. Por último, melanina com tom de sépia, criada em resposta aos raios ultravioletas, fica bem escura em grande quantidade. Todos esses tons misturados em diferentes proporções criam as cores da pele de todas as pessoas do planeta.
6. A área da pele mais grossa do corpo fica no pé
A pele da sola dos pés tem cerca de 4mm de espessura e é no calcanhar que fica a porção mais grossa. O pé também possui mais glândulas sudoríparas que qualquer outra área do corpo.
7. O apêndice não é tão inútil quanto você imagina
Há muito tempo considerado inútil, o apêndice na verdade tem uma razão de ser – ele é um “abrigo seguro” para as bactérias benéficas que vivem no intestino humano. Elas auxiliam na digestão e podem causar diarréias que evacuam o intestino e emergem em seguida para repovoá-lo.
8. O corpo é mais alto pela manhã
Pela manhã, nosso corpo é pouco mais de 1 cm mais alto do que à noite, graças ao excesso de fluido entre os discos, que são reabastecidos enquanto dormimos. Ao longo do dia, em função do esforço que fazemos para ficar em pé, os discos ficam comprimidos e o fluido se esvai, fazendo o corpo perder altura.
9. O ser humano emite luz
Câmeras ultrassensíveis revelaram que o corpo humano emite pequenas quantidades de luz que são fracas demais para que vejamos com nossos olhos. Incríveis fotos de pessoas “brilhando” foram lançadas por cientistas japoneses que capturaram pela primeira vez a bioluminescência humana. Embora se saiba há muitos anos que todas as criaturas vivas produzem uma certa quantidade de luz em virtude de reações químicas em suas células, essa é a primeira vez que a luminosidade foi capturada em uma câmera. Estranhamente, as áreas que mais brilham não correspondem às áreas mais claras em imagens térmicas.
10. O estômago produz um novo revestimento a cada três dias
As células do estômago secretam ácido clorídrico, um composto corrosivo usado para tratar metais no mundo industrial. Para evitar que o estômago seja digerido pelo próprio ácido, o organismo produz um novo revestimento para ele a cada três dias, fazendo com que somente a comida seja afetada.
11. A posição do corpo afeta a memória
Não consegue lembrar do seu aniversário de casamento? Então, tente ficar de joelhos. As memórias são altamente afetadas por nossos sentidos. Um cheiro ou um som podem evocar episódios distantes da infância. As conexões podem ser óbvias ou misteriosas. Um estudo ajuda a decifrar um pouco essas lembranças. Um artigo na edição de janeiro de 2007 da Cognition diz que episódios de seu passado são lembrados melhor e mais rapidamente quando seu corpo está em uma posição similar à que estava durante o evento recordado.
12. Os sisos já foram úteis
Se a evolução fosse perfeita, nós teríamos asas em vez de sisos. Às vezes, algumas partes inúteis do corpo permanecem nas espécies simplesmente porque não estão causando nenhum dano. Mas esses dentes nem sempre foram apenas um incômodo do qual precisamos nos livrar. Há muito tempo, eles serviam como um terceiro molar que ajudava a mastigar a carne. Mas, à medida que nosso cérebro cresceu, a estrutura da mandíbula mudou e nós acabamos com a boca superpovoada.
13. Loiras tem mais cabelo
A cor do cabelo determina o quão denso ele é. Normalmente, o ser humano tem 100.000 fios, que podem cair e crescer novamente cerca de 20 vezes cada um. As loiras geralmente tem 146.000 fios, enquanto quem tem o cabelo preto possui 110.000. Pessoas de cabelo castanho possuem a média, 100.000, e os ruivos são os menos afortunados: 86.000.
14. Pessoas normais soltam cerca de 14 puns por dia
Mesmo que você queira pensar que é digno demais pra soltar pum, a verdade é que todo o mundo solta pelo menos algumas vezes por dia. A digestão faz o organismo produzir gases que, se não liberados, ficam presos no abdômen e podem causar muita dor (ítem corrigido com a ajuda de bruno_mbc).
15. Orgasmo ajuda a prevenir câncer de próstata
Dois estudos, divulgados em 2003 e 2004, descobriram que homens de meia idade que tinham pelo menos quatro orgasmos por semana dos 20 aos 50 anos diminuíam o risco de ter câncer de próstata em 1/3. Alguns pesquisadores especulam que as ejaculações podem livrar a próstata de carcinogens (substâncias que provocam câncer).